Notícia

Confira a documentação necessária para a matrícula na UFC

Os aprovados na Universidade Federal do Ceará através do Sisu 2018 deverão solicitar matrícula nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, presencialmente ou por procuração pública, de acordo com o cronograma por curso.

Quem não tiver sido aprovado na chamada regular tem entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera. A manifestação deve ser feita no site do SISU. A convocação desses candidatos pelas instituições poderá ser feita a partir do dia 9 de fevereiro.

Confira a documentação necessária para a matrícula:

A primeira etapa é a Solicitação de Matrícula, que se dá durante os períodos de matrícula da chamada regular do Sisu e das convocações de Lista de Espera, ocasião em que o candidato entrega sua documentação e deixa claro o interesse em estar matriculado na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Todos os documentos devem ser entregues em envelope de 260mm x 360mm (ou semelhante) aberto e identificado com a etiqueta impressa a partir do gerador de documentos (este link será ativado após a divulgação do resultado). Além da etiqueta, a partir desse link deverá ser gerado e impresso (em duas vias) o Termo de Ciência do candidato (ou requerimento de inscrição, no caso de suplentes). A documentação básica necessária para a Solicitação de Matrícula, exigida é a seguinte:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio do candidato (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local);
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local);
  • Comprovante de situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato, original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;
  • Comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 02/10/2016;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar(fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local) – apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2017;
  • Termo de Ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do gerador de etiquetas.

Caso o candidato ainda não possua o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, poderá apresentar uma declaração que comprove que o mesmo concluiu o ensino médio. Mas deve apresentar, na seção de Protocolo da Prograd (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza), o certificado até o período de Confirmação Presencial de Matrícula.

Além dos documentos listados acima, os candidatos cotistas precisam entregar documentação complementar que comprove sua condição de concorrer na reserva de vagas. Verifique a lista completa por classe de cotas.

No caso de Solicitação de Matrícula por procuração, além dos documentos acima mencionados, o procurador deverá adicionar a seguinte documentação:

  • Original da procuração estabelecida em cartório;
  • Documento de identificação oficial do procurador com foto (fotocópia autenticada ou fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local).

Caso o candidato seja menor de idade e não possa comparecer à data marcada para a Solicitação de Matrícula, pai, mãe ou responsável legal pelo candidato poderá solicitá-la sem procuração.

Na segunda etapa, a Confirmação Presencial de Matrícula, o estudante deve apresentar documento de identificação oficial com foto (ou fotocópia autenticada), no momento da assinatura da Ata de Confirmação Presencial de Matrícula.


Compartilhe nas redes sociais:


#eusoumaster

x