Notícia

Volta às aulas: 7 dicas para começar bem o ano letivo

Depois do merecido descanso que as férias proporcionam, começamos o ano letivo de 2018. O retorno vai exigir disciplina dos alunos, que terão de se acostumar novamente com horários e a rotina de estudos.

Confira algumas dicas para começar o novo ano escolar da melhor forma possível:

1 – O importante é ter em mente que prestar atenção nas aulas e fazer todos os trabalhos são apenas uma parte do que é necessário pelo bom rendimento do ano letivo. A preparação deve começar dentro de casa, estipulando horários para estudo e definição de metas a serem alcançadas naquele período.

2 – De nada vale estudar horas corridas se o cérebro não tiver pausas de descanso. São nessas pausas que as ligações dos neurônios repõem a energia, e é também nessa fase que acontece a fixação interna do conteúdo estudado.

4 – Quando tiver dúvidas, pergunte. Se você está atento às explicações, mas não entender alguma coisa nas aulas, deve esclarecer isso junto aos professores. Também, depois das aulas, colegas que não tiveram dúvidas poderão te ajudar.

5 – Organize o local de estudo em sua casa. Ter um local fixo para fazer suas lições e atividades escolares como leitura e pesquisa, ajuda muito a estabelecer sua rotina diária de estudos. Quanto mais tranquilo e silencioso for este local, melhor para sua concentração.

6 –  Assim que terminar suas lições diárias, consulte o horário de aulas da sua classe para o dia seguinte e já deixe separados e arrumados os materiais que deverá levar. Esta é uma dica muito simples e significa planejamento antecipado.

7 – Por último, mas não menos importante, não se esqueça de reservar um tempo diário e semanal para as atividades de lazer que você mais gosta, ou para colaboração em tarefas da casa ou da comunidade. Elas serão bem mais divertidas se você já tiver terminado de cumprir seus compromissos escolares.

 

 


Compartilhe nas redes sociais:


#eusoumaster

x